Leituras realizadas e atividades

SALA DE AULA INVERTIDA:  um novo modelo faz com que os alunos saiam da condição de “recebedores” de conteúdo e passem a ser protagonistas de sua aprendizagem.



2014 - Internet significativa para a sociedade – de uso geral.

1983 – 1993: internet de hoje foi ativada em 1983 e começou a explodir em 1993 à 2014 = 21 anos na revolução (maioridade). Duas décadas, pelo menos, para inserção na vida cotidiana e só agora temos um retrato do que a internet significa.
Andy Grove (Intel), em 1999, disse na época que em cinco anos as empresas que não fossem da internet não seriam empresas – foi ridicularizado. Previa a evolução, as facilidades e necessidades de as empresas estarem bem consolidadas com o uso da internet.

Citou o romancista Andrew O´Hagan acerca da facilidade que é hoje buscar por informações, estejam onde estiverem.  Comparou como era nos tempos idos fazer uma pesquisa: era necessário, às vezes, viajar para ir até uma biblioteca e ficar horas e horas passando por microfichas para obter as informações. Hoje, tudo está disponível com acesso imediato – nas nuvens.

O autor descreveu algumas atividades realizadas num dia comum, todas com o uso das tecnologias que lhe estão disponíveis – desde pedir um carro de Uber a assistir a um vídeo de balé, que deveria ver antes do jornal. Percebe-se nesse relato que anos atrás desempenar todas as tarefas seria meio que impossível.

Apresentou outras ações que podem ser executadas sem ter de sair de casa e a possibilidade até de conversar com pessoas que estão muito distantes por meio de aplicativos. Ressaltou ainda o fato de qualquer um pode aprender qualquer coisa nos dias atuais.

Fez um questionamento se hoje podemos viver sem a rede: individualmente é possível que sim, porém, em nível social não - muitos dos serviços dos quais usamos agora dependem da conectividade. Somos “reféns” da internet.

Se há pontos positivos com o avanço e facilidades da internet, agora também temos as desvantagens. Os crimes on-line aumentaram sobremaneira, mas as estatísticas oficiais não são verdadeiras: a sociedade passou a vivenciar uma guerra cibernética.


COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: Especialistas, gestores e educadores se reunem para tartar de um tema de suma portância para o desenvolvimento das competências na educação -  as socioemocionais

Universidades brasileiras estão adotando laboratórios “maker” -  texto de Victor Vieira, O Estado de S. Paulo, 30 Agosto 2015: A idéia incentiva que alunos coloquem a mão na massa enquanto estão na universidade e aumenta  o interesse, resultando em melhor  aprendizagem deles. USP e Unesp já adotam esse método.


AVALIAÇÃO: uso da tecnologia e ferramentas - O Coogle é um software que permite a elaboração de mapas mentais e o compartilhamento para edição em tempo real entre os membros de um grupo de estudo ou de trabalho. A ferramenta é gratuita e possibilita a edição por meio da conta do Google. Aparentemente, é fácil o uso, mas, como em todo software ou aplicativo exige um certo treinamento. Com o uso as coisas vão ficando mais fáceis. O conhecimento exigido é o intermediário de navegabilidade e uso da na internet, uma vez que é possível formatar o texto e inserir links, imagens e vídeos no conteúdo que é inserido no mapa. Tal ferramenta pode ser utilizada pelos professores das diversas áreas do conhecimento, uma vez que serve de instrumento para o desenvolvimento de competências relacionadas ao ato de aprender – a sistematização do objeto de estudo e a inter-relação entre as ideias e o conceitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog