Leituras realizadas e atividades
SALA DE AULA INVERTIDA: um novo modelo faz com que os alunos saiam da condição de “recebedores” de conteúdo e passem a ser protagonistas de sua aprendizagem.
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: Especialistas, gestores e educadores se reunem para tartar de um tema de suma portância para o desenvolvimento das competências na educação - as socioemocionais
Universidades brasileiras estão adotando laboratórios “maker” - texto de Victor Vieira, O Estado de S. Paulo, 30 Agosto 2015: A idéia incentiva que alunos coloquem a mão na massa enquanto estão na universidade e aumenta o interesse, resultando em melhor aprendizagem deles. USP e Unesp já adotam esse método.
AVALIAÇÃO: uso da tecnologia e ferramentas - O Coogle é um software que permite a elaboração de mapas mentais e o compartilhamento para edição em tempo real entre os membros de um grupo de estudo ou de trabalho. A ferramenta é gratuita e possibilita a edição por meio da conta do Google. Aparentemente, é fácil o uso, mas, como em todo software ou aplicativo exige um certo treinamento. Com o uso as coisas vão ficando mais fáceis. O conhecimento exigido é o intermediário de navegabilidade e uso da na internet, uma vez que é possível formatar o texto e inserir links, imagens e vídeos no conteúdo que é inserido no mapa. Tal ferramenta pode ser utilizada pelos professores das diversas áreas do conhecimento, uma vez que serve de instrumento para o desenvolvimento de competências relacionadas ao ato de aprender – a sistematização do objeto de estudo e a inter-relação entre as ideias e o conceitos.
2014: the year the internet finallycame of age - Twenty-one years after it went mainstream, we are finally gettinga picture of just what the internet means to us: Texto escrito no final de
2014, por John Naughton
2014 - Internet significativa
para a sociedade – de uso geral.
1983 – 1993: internet de hoje
foi ativada em 1983 e começou a explodir em 1993 à 2014 = 21 anos na revolução (maioridade). Duas
décadas, pelo menos, para inserção na vida cotidiana e só agora temos um
retrato do que a internet significa.
Andy Grove (Intel), em 1999,
disse na época que em cinco anos as empresas que não fossem da internet não
seriam empresas – foi ridicularizado. Previa a evolução, as facilidades e
necessidades de as empresas estarem bem consolidadas com o uso da internet.
Citou o romancista Andrew
O´Hagan acerca da facilidade que é hoje buscar por informações, estejam onde
estiverem. Comparou como era nos tempos
idos fazer uma pesquisa: era necessário, às vezes, viajar para ir até uma
biblioteca e ficar horas e horas passando por microfichas para obter as
informações. Hoje, tudo está disponível com acesso imediato – nas nuvens.
O autor descreveu algumas
atividades realizadas num dia comum, todas com o uso das tecnologias que lhe
estão disponíveis – desde pedir um carro de Uber a assistir a um vídeo de balé,
que deveria ver antes do jornal. Percebe-se nesse relato que anos atrás desempenar
todas as tarefas seria meio que impossível.
Apresentou outras ações que
podem ser executadas sem ter de sair de casa e a possibilidade até de conversar
com pessoas que estão muito distantes por meio de aplicativos. Ressaltou ainda o
fato de qualquer um pode aprender qualquer coisa nos dias atuais.
Fez um questionamento se hoje podemos
viver sem a rede: individualmente é possível que sim, porém, em nível social
não - muitos dos serviços dos quais usamos agora dependem da conectividade.
Somos “reféns” da internet.
Se há pontos positivos
com o avanço e facilidades da internet, agora também temos as desvantagens. Os
crimes on-line aumentaram sobremaneira, mas as estatísticas oficiais não são
verdadeiras: a sociedade passou a vivenciar uma guerra cibernética.
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: Especialistas, gestores e educadores se reunem para tartar de um tema de suma portância para o desenvolvimento das competências na educação - as socioemocionais
Universidades brasileiras estão adotando laboratórios “maker” - texto de Victor Vieira, O Estado de S. Paulo, 30 Agosto 2015: A idéia incentiva que alunos coloquem a mão na massa enquanto estão na universidade e aumenta o interesse, resultando em melhor aprendizagem deles. USP e Unesp já adotam esse método.
AVALIAÇÃO: uso da tecnologia e ferramentas - O Coogle é um software que permite a elaboração de mapas mentais e o compartilhamento para edição em tempo real entre os membros de um grupo de estudo ou de trabalho. A ferramenta é gratuita e possibilita a edição por meio da conta do Google. Aparentemente, é fácil o uso, mas, como em todo software ou aplicativo exige um certo treinamento. Com o uso as coisas vão ficando mais fáceis. O conhecimento exigido é o intermediário de navegabilidade e uso da na internet, uma vez que é possível formatar o texto e inserir links, imagens e vídeos no conteúdo que é inserido no mapa. Tal ferramenta pode ser utilizada pelos professores das diversas áreas do conhecimento, uma vez que serve de instrumento para o desenvolvimento de competências relacionadas ao ato de aprender – a sistematização do objeto de estudo e a inter-relação entre as ideias e o conceitos.
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